quinta-feira, 5 de maio de 2016

Intervenção 3 - Seis Estudos De Psicologia Piaget: Experimento com Tampinhas


Pesquisa realizada em 02/05/2016 pelas alunas do curso de PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX 
Local:Brinquedoteca do Instituto Metodista.
Hora local:19:00 HORAS
AS crianças que participaram desta trabalho estavam devidamente acompanhadas de seus responsáveis que autorizaram a exibição das imagens, bem como a produção dos vídeos.






Intervenção 3 - Seis Estudos Da Psicologia: Experimento com Tampinhas
Experimento 1: Experimento de conservação – consiste em agrupar dois conjuntos de tampinhas com números iguais de forma diferente (um com as tampinhas separadas e outro com elas juntas). Assim, pergunta-se para a criança qual conjunto tem mais tampinhas. As tampinhas eram brancas e vermelhas, sendo que as brancas estavam juntas e as vermelhas separadas.
Experimento 2: Experimento de seriação – consiste em juntar palitos de diferentes tamanhos, então pedir para a criança coloque em ordem crescente.

Criança 1:
Conservação - disse que o conjunto de tampinhas vermelhas estava em maior número, porém percebemos que apontou para o mesmo, pois estava
Seriação – organizou os palitos de forma livre, alegando que o maior e o menor eram do mesmo tamanho.

Criança 2:
Conservação – respondeu que o conjunto de tampinhas brancas era maior simplesmente por que sim.
Seriação – disse que os palitos são diferentes, mas não soube colocá-los.

Criança 3:
Conservação – Contou as tampinhas apenas com o olhar e respondeu que o conjunto de tampinhas vermelhas estava em maior quantidade.
Seriação – soube colocar todos os palitos em ordem sem nenhuma

Criança 4:
Conservação – disse que o conjunto de tampinhas vermelhas é maior, pois parecia ser assim.
Seriação – soube colocar em ordem sem nenhuma dificuldade.

Criança 5:
Conservação – após contar os conjuntos, respondeu que os dois são iguais em quantidade.
Seriação – organizou em ordem sem nenhuma dificuldade.

Criança 6:
Conservação – respondeu que o conjunto de tampinhas brancas é maior, pois ele ira brincar com as tampinhas.
Seriação – organizou de forma aleatória e tinha o intuito de montar um robô com os palitos.


“Parece-me que uma estrutura extra temporal pode originar-se de um processo temporal. Na gênese temporal, as etapas só obedecem a probabilidades crescentes. [...] Mas, a estrutura uma vez equilibrada e cristalizada, se impõem como necessidade ao espírito do sujeito.” PIAGET, Jean. Seis Estudos de Psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense. Universitária, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário