Pesquisa realizada em 02/05/2016 pelas alunas do curso de PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX
Local:Brinquedoteca do Instituto Metodista.
Hora local:19:00 HORAS
AS crianças que participaram desta trabalho estavam devidamente acompanhadas de seus responsáveis que autorizaram a exibição das imagens, bem como a produção dos vídeos.
Intervenção
3 - Seis Estudos Da Psicologia: Experimento com Tampinhas
Experimento 1: Experimento
de conservação – consiste em agrupar dois conjuntos de tampinhas com números
iguais de forma diferente (um com as tampinhas separadas e outro com elas juntas).
Assim, pergunta-se para a criança qual conjunto tem mais tampinhas. As
tampinhas eram brancas e vermelhas, sendo que as brancas estavam juntas e as
vermelhas separadas.
Experimento 2: Experimento
de seriação – consiste em juntar palitos de diferentes tamanhos, então pedir
para a criança coloque em ordem crescente.
Criança 1:
Conservação - disse que
o conjunto de tampinhas vermelhas estava em maior número, porém percebemos que
apontou para o mesmo, pois estava
Seriação – organizou
os palitos de forma livre, alegando que o maior e o menor eram do mesmo
tamanho.
Criança 2:
Conservação – respondeu
que o conjunto de tampinhas brancas era maior simplesmente por que sim.
Seriação – disse que
os palitos são diferentes, mas não soube colocá-los.
Criança 3:
Conservação – Contou as
tampinhas apenas com o olhar e respondeu que o conjunto de tampinhas vermelhas
estava em maior quantidade.
Seriação – soube
colocar todos os palitos em ordem sem nenhuma
Criança 4:
Conservação – disse que o
conjunto de tampinhas vermelhas é maior, pois parecia ser assim.
Seriação – soube
colocar em ordem sem nenhuma dificuldade.
Criança 5:
Conservação – após
contar os conjuntos, respondeu que os dois são iguais em quantidade.
Seriação – organizou
em ordem sem nenhuma dificuldade.
Criança 6:
Conservação – respondeu
que o conjunto de tampinhas brancas é maior, pois ele ira brincar com as
tampinhas.
Seriação – organizou
de forma aleatória e tinha o intuito de montar um robô com os palitos.
“Parece-me que uma estrutura extra temporal pode
originar-se de um processo temporal. Na gênese temporal, as etapas só obedecem
a probabilidades crescentes. [...] Mas, a estrutura uma vez equilibrada e cristalizada,
se impõem como necessidade ao espírito do sujeito.” PIAGET, Jean. Seis Estudos
de Psicologia. 24. ed. Rio de Janeiro: Forense. Universitária, 2010.
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