quinta-feira, 5 de maio de 2016

Experimento com conjunto de animais



Seis ensaios de Piaget/ Experimentos de Piaget


Pesquisa realizada em 02/05/2016 pelas alunas do curso de PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX 
Local:Brinquedoteca do Instituto Metodista.
Hora local:19:00 HORAS
AS crianças que participaram desta trabalho estavam devidamente acompanhadas de seus responsáveis que autorizaram a exibição das imagens, bem como a produção dos vídeos.


Experimento com Classes: Bichos
Material: Animais variados de brinquedo; Tubarão, girafa, macaco, tartaruga, pinguim etc.
Pergunta: "Existem mais animais ou mais macacos aqui?"
Sophia – Idade: 1 ano e 9 meses
Pergunta: "Existem mais animais ou mais macacos aqui?"
Resultado:
Ela brincou, pegou o macaco e saiu.
Pergunta:
Porque?  Ela não respondeu.


Pedro – Idade: 2 anos
Pergunta: "Existem mais animais ou mais macacos aqui?"
Resultado:
Ele sorriu e disse: "Mais macaco".
Pergunta:
Porque? Ele não respondeu. 

Gustavo – Idade: 3 anos
Pergunta: "Existem mais animais ou mais macacos aqui?"
Resultado: Ele sorriu e disse: "Mais animais, tem tubarão, girafa, tartaruga e macaco só tem esse."
Pergunta: Porque? Ele respondeu "Eu já respondi, tem mais animais, tem tubarão, girafa, tartaruga e macaco só tem esse”.

Conclusão:
Segundo Piaget e Inhelder (1975) denominaram estruturas lógicas às estruturas classificatórias. Assim, a composição destas estruturas pode ser por agrupamento aditivo de classes, estrutura vicariante, multiplicação counívoca de classes e multiplicação biunívoca de classes.
O agrupamento aditivo de classes consiste na união de duas subclasses em uma classe comum. Portanto, gatos(subclasse) e patos (subclasse) pertencem a uma classe comum animais. Isto,
conseqüentemente, permite duas outras operações: classes complementares e relação todo/parte.
Segundo Piaget e Szeminska (1950), a base para a aquisição da noção geral do número encontra-se em noções anteriores como as de conservação, correspondência e equivalência. A aquisição de cada uma destas noções pela criança é realizada em três estágios sucessivos, ou seja,
compreende desde a ausência (primeiro estágio), passando por uma etapa intermediária (segundo estágio) até a aquisição (terceiro estágio).

A noção de conservação, segundo Piaget e Szeminska
(1950), "constitui uma condição necessária de toda atividade
racional" (p.6). Conforme os estudos descritos por Piaget e Szeminska, os três estágios sucessivos para a aquisição da noção de conservação são:
1ª- estágio - Não conservação: "A criança não conserva as quantidades contínuas nem as coleções descontínuas, quando sua configuração perceptiva está alterada." (p.42)
2ª- estágio - Intermediário: "Caracteriza-se pelas soluções intermediárias situadas a meio caminho entre a quantidade bruta sem invariabilidade e a quantificação propriamente dita. A criança se inclina a aceitar a conservação e esta tendência entra em conflito com a aparência contrária." (p.42)
3ª estágio - Conservação: "A criança não tem que refletir para assegurar-se da conservação das quantidades totais: está segura a priori." (p.42).
Para as noções de correspondência e equivalência,
Piaget e Szeminska (1950) também estabelecem três estágios sucessivos:
1ª estágio - Comparação global e ausência de correspondência;
2ª estágio - Correspondência termo a termo sem equivalência duradoura e,
            3ª estágio - Correspondência termo a termo com equivalência duradoura.


    Nas classes complementares, a operação lógica realizada é a seguinte; "o conjunto de objetos pode ser dividido em todos os elementos que pertencem a uma determinada classe e todos aqueles que não pertencem a ela" (Feldman, 1982, p.9). Como exemplo, pode ser citado um conjunto de frutas que pode ser dividido em bananase não-bananas.

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