domingo, 1 de maio de 2016

Breve Biografia de Jean Willian Fritz Piaget e resumo de sua teoria


 Jean Willian Fritz Piaget

  1. . Sir Jean William Fritz Piaget• Neuchâtel 1896 - Genébra 1980;

  1. •Interessado em filosofia, religião e ciência;
  2. • Aos 10 anos publicou seuprimeiro artigo científico;
  3. •Formou-se em biologia na Universidade de Neuchâtel;
  4. •Em Zurique, começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental;
  5. •Nome influente no campo da educação.
  6. Ele criou um campo de investigação que denominou "Epistemologia Genética" :
  7. → Objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos
  8. Para Piaget como o conhecimento evolui? 
  9. Psicológico:- Construção contínua rumo ao equilíbrio;
  10. - Aprendizagem infantil é dinâmica, leva em consideração o aspecto biológico e ambiental;
  11. - Sujeito epistêmico: Processos de pensamento presentes desde a infância até a idade ideal (capacidade plena de raciocínio)

  12.  Como ocorre o desenvolvimento cognitivo?
  13. Cognição:  Definição Aurélio → Aquisição de conhecimento
  14. Conceitos necessários para entender o desenvolvimento cognitivo:

  • Esquema;
  • Assimilação;
  •  Acomodação;
  • Equilibração.
  1.  Foram estabelecidas na teoria de Piaget quatro fases de desenvolvimento do aprendizado: 
  • Sensório motor; 
  •  Pré-operatório;
  •   Operatório concreto;
  •  Operações formais.
  1.  Sensório motor: ( 0-24 meses):
  2. - Baseia-se em uma inteligência que trabalha as percepções e as ações por meio do deslocamento do próprio corpo;
  3. - A aprendizagem ocorre com a visualização de objetos situados ao seu redor;
  4. - 08-12 meses: começo da representação mental;
  5. - 18-24 meses: surgimento da linguagem.
  6.  
  7. Pré operatório: (02-07 anos):
  8. - Surge a função dos sistemas de significação que permite o surgimento da linguagem;- Inicio da abstração, “brincadeira de faz de conta”( O meu carrinho está dormindo → da alma aos objetos);
  9. - Monólogo coletivo (conversa consigo mesmo);

  10.  Operatório concreto: (07-11/12 anos):
  11. - A criança conhece e organiza o mundo de forma lógica;
  12. - A linguagem se socializa, isto é, origina-se o conceito de coletivo;
  13. - Discuti assuntos de seu mundo a fim de criar conclusões.

  14.  Operações formais: ( 11/12 anos - em diante):
  15. - Pensamento hipotético – dedutivo (abstração→raciocínio→conclusão);
  16. - Discussões sobre assuntos em geral;
  17. - Auge do pensamento/inteligência.

  18. Qual a importância de se definir as fases?
  19. →Em cada uma das fases apresentadas, o indivíduo adquire novos conhecimentos e/ou estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade.→A inteligência seria um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e como tal implica a construção contínua de novas estruturas.

  20.  “O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito “Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente”
  21.                                                                                                                                           (Piaget)

  22.  Referências:
  23.  FERREIRA, L. C.Q. Psicologia do desenvolvimento: Desenvolvimento Psíquico em Jean Piaget. Lins, São Paulo, 2009 P. 01-07. Disponível <http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/RE 36875218852.pdf >Acesso 07 de abril de 2013 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/jean-piaget- 307384.shtml ROSA, P. R. S. A Epistemologia Genética de Piaget e o Construtivismo. Departamento de Física UFMS, Mato Grosso do Sul. Cap 3, P. 01-05. Disponível em< http://www.dfi.ccet.ufms.br/prrosa/Pedagogia/Capitulo_3.pdf >Acesso 08 de abril de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário