Breve Biografia de Jean Willian Fritz Piaget e resumo de sua teoria
- . Sir Jean William Fritz Piaget• Neuchâtel 1896 - Genébra 1980;
- •Interessado em filosofia, religião e ciência;
- • Aos 10 anos publicou seuprimeiro artigo científico;
- •Formou-se em biologia na Universidade de Neuchâtel;
- •Em Zurique, começou a trabalhar com o estudo do raciocínio da criança sob a ótica da psicologia experimental;
- •Nome influente no campo da educação.
- Ele criou um campo de investigação que denominou "Epistemologia Genética" :
- → Objetiva explicar a continuidade entre processos biológicos e cognitivos
- .
- Para Piaget como o conhecimento evolui?
- Psicológico:- Construção contínua rumo ao equilíbrio;
- - Aprendizagem infantil é dinâmica, leva em consideração o aspecto biológico e ambiental;
- - Sujeito epistêmico: Processos de pensamento presentes desde a infância até a idade ideal (capacidade plena de raciocínio)
- Como ocorre o desenvolvimento cognitivo?
- Cognição: Definição Aurélio → Aquisição de conhecimento
- Conceitos necessários para entender o desenvolvimento cognitivo:
- Foram estabelecidas na teoria de Piaget quatro fases de desenvolvimento do aprendizado:
- Sensório motor;
- Pré-operatório;
- Operatório concreto;
- Operações formais.
- Sensório motor: ( 0-24 meses):
- - Baseia-se em uma inteligência que trabalha as percepções e as ações por meio do deslocamento do próprio corpo;
- - A aprendizagem ocorre com a visualização de objetos situados ao seu redor;
- - 08-12 meses: começo da representação mental;
- - 18-24 meses: surgimento da linguagem.
-
- Pré operatório: (02-07 anos):
- - Surge a função dos sistemas de significação que permite o surgimento da linguagem;- Inicio da abstração, “brincadeira de faz de conta”( O meu carrinho está dormindo → da alma aos objetos);
- - Monólogo coletivo (conversa consigo mesmo);
- Operatório concreto: (07-11/12 anos):
- - A criança conhece e organiza o mundo de forma lógica;
- - A linguagem se socializa, isto é, origina-se o conceito de coletivo;
- - Discuti assuntos de seu mundo a fim de criar conclusões.
- Operações formais: ( 11/12 anos - em diante):
- - Pensamento hipotético – dedutivo (abstração→raciocínio→conclusão);
- - Discussões sobre assuntos em geral;
- - Auge do pensamento/inteligência.
- Qual a importância de se definir as fases?
- →Em cada uma das fases apresentadas, o indivíduo adquire novos conhecimentos e/ou estratégias de sobrevivência, de compreensão e interpretação da realidade.→A inteligência seria um mecanismo de adaptação do organismo a uma situação nova e como tal implica a construção contínua de novas estruturas.
- “O conhecimento não pode ser uma cópia, visto que é sempre uma relação entre objeto e sujeito “Se o indivíduo é passivo intelectualmente, não conseguirá ser livre moralmente”
- (Piaget)
- Referências:
- FERREIRA, L. C.Q. Psicologia do desenvolvimento: Desenvolvimento Psíquico em Jean Piaget. Lins, São Paulo, 2009 P. 01-07. Disponível <http://www.unisalesiano.edu.br/encontro2009/trabalho/aceitos/RE 36875218852.pdf >Acesso 07 de abril de 2013 http://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/jean-piaget- 307384.shtml ROSA, P. R. S. A Epistemologia Genética de Piaget e o Construtivismo. Departamento de Física UFMS, Mato Grosso do Sul. Cap 3, P. 01-05. Disponível em< http://www.dfi.ccet.ufms.br/prrosa/Pedagogia/Capitulo_3.pdf >Acesso 08 de abril de 2013
Nenhum comentário:
Postar um comentário