quinta-feira, 5 de maio de 2016

Experimentos de Piaget / LIQUIDOS







Pesquisa realizada em 02/05/2016 pelas alunas do curso de PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX sob orientação da professora Luciana Zenha.
Local:Brinquedoteca do Instituto Metodista.
Hora local:19:00 HORAS
AS crianças que participaram desta trabalho estavam devidamente acompanhadas de seus responsáveis que autorizaram a exibição das imagens, bem como a produção dos vídeos.

Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados: 
·         1º período: Sensório-motor          
0 a 2 anos
·         2º período: Pré-operatório          
2 a 7 anos
·         3º período: Operações concretas    
7 a 11 ou 12 anos
·         4º período: Operações formais       
11 ou 12 anos em diante

Intervenção 1 - Líquidos
            Iniciamos a intervenção com 2 copos de 200ml – identificados pelas letras A e B.
            1ª Pergunta – Qual copo tem mais suco? Por que?
            Em seguida, pegamos o suco de um dos copos e transferimos o líquido para um copo menor, mais largo – identificado pela letra C.
            2ª Pergunta – Qual copo tem mais suco? Por que?
            Por último, transferimos o líquido para o copo maior (alto e fino) – identificado pela letra D.
            3ª Pergunta – Qual copo tem mais suco? Porque?

            Respostas:
            Pedro - Idade: 2 anos e 3 meses
                        Resposta 1 – copo A – Porque é meu!
                        Resposta 2 – copo B – Porque é meu!
                        Resposta 3 – Esse. Apontou para o copo maior.
            Gustavo - Idade: 3 anos
                        Resposta 1 – copo B – Porque sim!
                        Resposta 2 – Esse. Apontou para o copo menor e mais largo. Porque sim!
                        Resposta 3 – Esse. Apontou para o maior.
            Para Piaget, o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem. Nesta fase embora o alcance do pensamento apresente transformações importantes, ele  caracteriza ainda, pelo egocentrismo, uma vez que a criança não sabe definir os conceitos e da dificuldade de justificação”.
            
Geovanna - Idade: 9 anos
                        Resposta 1 – Copo B. Parece que tem mais.
                        Resposta 2 – Os dois tem a mesma quantidade, só o copo que muda.
                        Resposta 3 – O copo maior.

            Davi - Idade: 11 anos
                        Resposta 1 – Está igual
                        Resposta 2 – Continua igual
                        Resposta 3 – Continua igual
            Neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações. De acordo com Piaget, ao atingir esta fase, o indivíduo adquire a sua forma final de equilíbrio, ou seja, ele consegue alcançar o padrão intelectual que persistirá durante a idade adulta. Isso não quer dizer que ocorra uma estagnação das funções cognitivas.
            Bernardo - Idade: 12 anos
                        Resposta 1: Os dois tem a mesma quantidade.
                        Resposta 2: Continuam tendo a mesma quantidade.
                        Resposta 3: Continuam tendo a mesma quantidade.


            Nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal {...} segundo Piaget. 

Um comentário: