Pesquisa realizada em 02/05/2016 pelas alunas do curso de PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX sob orientação da professora Luciana Zenha.
Local:Brinquedoteca do Instituto Metodista.
Hora local:19:00 HORAS
AS crianças que participaram desta trabalho estavam devidamente acompanhadas de seus responsáveis que autorizaram a exibição das imagens, bem como a produção dos vídeos.
Piaget considera 4 períodos no processo evolutivo da espécie humana que são caracterizados:
· 1º período: Sensório-motor | 0 a 2 anos |
· 2º período: Pré-operatório | 2 a 7 anos |
· 3º período: Operações concretas | 7 a 11 ou 12 anos |
· 4º período: Operações formais | 11 ou 12 anos em diante |
Intervenção 1 - Líquidos
Iniciamos a intervenção com 2 copos de 200ml – identificados pelas letras A e B.
1ª Pergunta – Qual copo tem mais suco? Por que?
Em seguida, pegamos o suco de um dos copos e transferimos o líquido para um copo menor, mais largo – identificado pela letra C.
2ª Pergunta – Qual copo tem mais suco? Por que?
Por último, transferimos o líquido para o copo maior (alto e fino) – identificado pela letra D.
3ª Pergunta – Qual copo tem mais suco? Porque?
Respostas:
Pedro - Idade: 2 anos e 3 meses
Resposta 1 – copo A – Porque é meu!
Resposta 2 – copo B – Porque é meu!
Resposta 3 – Esse. Apontou para o copo maior.
Gustavo - Idade: 3 anos
Resposta 1 – copo B – Porque sim!
Resposta 2 – Esse. Apontou para o copo menor e mais largo. Porque sim!
Resposta 3 – Esse. Apontou para o maior.
Para Piaget, o que marca a passagem do período sensório-motor para o pré-operatório é o aparecimento da função simbólica ou semiótica, ou seja, é a emergência da linguagem. Nesta fase embora o alcance do pensamento apresente transformações importantes, ele caracteriza ainda, pelo egocentrismo, uma vez que a criança não sabe definir os conceitos e da dificuldade de justificação”.
Geovanna - Idade: 9 anos
Resposta 1 – Copo B. Parece que tem mais.
Resposta 2 – Os dois tem a mesma quantidade, só o copo que muda.
Resposta 3 – O copo maior.
Davi - Idade: 11 anos
Resposta 1 – Está igual
Resposta 2 – Continua igual
Resposta 3 – Continua igual
Neste estágio refere-se ao aparecimento da capacidade da criança de interiorizar as ações, ou seja, ela começa a realizar operações mentalmente e não mais apenas através de ações. De acordo com Piaget, ao atingir esta fase, o indivíduo adquire a sua forma final de equilíbrio, ou seja, ele consegue alcançar o padrão intelectual que persistirá durante a idade adulta. Isso não quer dizer que ocorra uma estagnação das funções cognitivas.
Bernardo - Idade: 12 anos
Resposta 1: Os dois tem a mesma quantidade.
Resposta 2: Continuam tendo a mesma quantidade.
Resposta 3: Continuam tendo a mesma quantidade.
Nesta fase a criança, ampliando as capacidades conquistadas na fase anterior, já consegue raciocinar sobre hipóteses na medida em que ela é capaz de formar esquemas conceituais abstratos e através deles executar operações mentais dentro de princípios da lógica formal {...} segundo Piaget.
O vídeo está indisponível! Vocês podem disponibilizar?
ResponderExcluir