quinta-feira, 5 de maio de 2016

Experimento Blocos lógicos: Piaget





Pesquisa realizada em 02/05/2016 pelas alunas do curso de PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX sob orientação da professora Luciana Zenha.
Local:Brinquedoteca do Instituto Metodista.
Hora local:19:00 HORAS
AS crianças que participaram desta trabalho estavam devidamente acompanhadas de seus responsáveis que autorizaram a exibição das imagens, bem como a produção dos vídeos


Intervenção
4 - Blocos Lógicos
Blocos Lógicos em madeira para
organização  em sequencia lógico temporal dos fatos, das
cenas  ilustradas nos blocos  (placas) de madeira.
Foi pedido que a criança colocasse em ordem os acontecimentos.


Blocos com gravuras para introduzir composição:
Objetivo: Ordenar
cronologicamente os fatos, formando uma historinha com início, meio, fim.
Sophia – Idade: 1 ano e 9 meses
Pergunta: Qual a ordem, a sequência ou o que vêm
primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ela
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógico temporal.
Ex: Foi dada a ela as gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente,
depois ela brotando, pequena planta e uma arvore adulta.
Resultado:
Ela empilhou, brincou e depois saiu.
Pergunta:
Porque ele ordenou assim? Ele não respondeu.

Pedro – Idade: 2 anos
Pergunta:
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógico temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Um ovo,
depois um ovo quebrando, o pintinho amarelinho e depois a galinha. Haviam
também a sequência de nuvem azul, nuvem com chuva.
Resultado:
Ele não as colocou em ordem cronológica, mas ordenou-as por cor. Eram gravuras
que predominavam amarelo e azul, ele juntou os desenhos que tinham a mesma cor.
Pergunta:
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Eu gosto”.

Gustavo – Idade: 3 anos
Pergunta:
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente,
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
Resultado:
Ele não as colocou em ordem cronológica, brincou e saiu.
Pergunta:
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que eu quis”.

Geovanna – Idade: 9 anos
Pergunta:
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente,
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
Resultado:
Ela as colocou em ordem cronológica esperada.
Pergunta:
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que é assim.”.
 

Davi – Idade: 11 anos:
Pergunta: Qual a ordem, a sequência ou o que vêm
primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele ordenou aleatoriamente os desenhos
não conseguindo sequencia lógica temporal. Ex: Foi dada a ele a gravuras
misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente, depois ela brotando, pequena planta e
uma árvore adulta.
Resultado: Ela as colocou em ordem cronológica
esperada rapidamente.
Pergunta: Porque você ordenou assim? Ele respondeu:
“Por que é a ordem certa”.
            
           Bernardo – Idade: 12 anos
Pergunta:
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente,
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
Resultado:
Ela as colocou em ordem cronológica esperada rapidamente.
Pergunta:
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que esta é a ordem certa dos
acontecimentos”.

Conclusão: 
 Segundo Piaget em seu livro: “Seis Estudos De
Psicologia” :
 [...] Em suma, as primeiras estruturas
concretas repousam todas sobre as operações de classe e de relações (mas sem
esgotar a lógica das classes, nem as das relações) e as organizam segundo leis
de fácil definição. Estas estruturas, cuja a sequência psicológica mais direta
é a constituição das noções de conservação, são as que nós chamamos
de  “agrupamentos elementares”, por oposição aos grupos lógicos e às
redes  do nível  superior. Sua função essencial consiste em
organizar, um após o outro os diversos domínios da experiência, mas sem que
haja ainda diferenciação completa entre conteúdo e forma. [...]
As crianças com mais idade, conseguiram colocar as
figuras em ordem cronológica.

Observamos que as crianças  menores ainda não possuíam maturação suficiente
para perceber esta ordenação, pois tudo é muito concreto nestes estágios.

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