Pesquisa realizada em 02/05/2016 pelas alunas do curso de PEDAGOGIA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO METODISTA IZABELA HENDRIX sob orientação da professora Luciana Zenha.
Local:Brinquedoteca do Instituto Metodista.
Hora local:19:00 HORAS
AS crianças que participaram desta trabalho estavam devidamente acompanhadas de seus responsáveis que autorizaram a exibição das imagens, bem como a produção dos vídeos
Intervenção
4 - Blocos Lógicos
4 - Blocos Lógicos
Blocos Lógicos em madeira para
organização em sequencia lógico temporal dos fatos, das
cenas ilustradas nos blocos (placas) de madeira.
organização em sequencia lógico temporal dos fatos, das
cenas ilustradas nos blocos (placas) de madeira.
Foi pedido que a criança colocasse em ordem os acontecimentos.
Blocos com gravuras para introduzir composição:
Objetivo: Ordenar
cronologicamente os fatos, formando uma historinha com início, meio, fim.
cronologicamente os fatos, formando uma historinha com início, meio, fim.
Sophia – Idade: 1 ano e 9 meses
Pergunta: Qual a ordem, a sequência ou o que vêm
primeiro nestes desenhos?
primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ela
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógico temporal.
Ex: Foi dada a ela as gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógico temporal.
Ex: Foi dada a ela as gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente,
depois ela brotando, pequena planta e uma arvore adulta.
depois ela brotando, pequena planta e uma arvore adulta.
Resultado:
Ela empilhou, brincou e depois saiu.
Ela empilhou, brincou e depois saiu.
Pergunta:
Porque ele ordenou assim? Ele não respondeu.
Porque ele ordenou assim? Ele não respondeu.
Pedro – Idade: 2 anos
Pergunta:
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógico temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógico temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Um ovo,
depois um ovo quebrando, o pintinho amarelinho e depois a galinha. Haviam
também a sequência de nuvem azul, nuvem com chuva.
depois um ovo quebrando, o pintinho amarelinho e depois a galinha. Haviam
também a sequência de nuvem azul, nuvem com chuva.
Resultado:
Ele não as colocou em ordem cronológica, mas ordenou-as por cor. Eram gravuras
que predominavam amarelo e azul, ele juntou os desenhos que tinham a mesma cor.
Ele não as colocou em ordem cronológica, mas ordenou-as por cor. Eram gravuras
que predominavam amarelo e azul, ele juntou os desenhos que tinham a mesma cor.
Pergunta:
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Eu gosto”.
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Eu gosto”.
Gustavo – Idade: 3 anos
Pergunta:
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente,
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
Resultado:
Ele não as colocou em ordem cronológica, brincou e saiu.
Ele não as colocou em ordem cronológica, brincou e saiu.
Pergunta:
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que eu quis”.
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que eu quis”.
Geovanna – Idade: 9 anos
Pergunta:
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente,
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
Resultado:
Ela as colocou em ordem cronológica esperada.
Ela as colocou em ordem cronológica esperada.
Pergunta:
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que é assim.”.
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que é assim.”.
Davi – Idade: 11 anos:
Pergunta: Qual a ordem, a sequência ou o que vêm
primeiro nestes desenhos?
primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele ordenou aleatoriamente os desenhos
não conseguindo sequencia lógica temporal. Ex: Foi dada a ele a gravuras
misturadas, desordenadas que ilustravam:
não conseguindo sequencia lógica temporal. Ex: Foi dada a ele a gravuras
misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente, depois ela brotando, pequena planta e
uma árvore adulta.
uma árvore adulta.
Resultado: Ela as colocou em ordem cronológica
esperada rapidamente.
esperada rapidamente.
Pergunta: Porque você ordenou assim? Ele respondeu:
“Por que é a ordem certa”.
“Por que é a ordem certa”.
Bernardo – Idade: 12 anos
Pergunta:
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Qual a ordem, a sequência ou o que vêm primeiro nestes desenhos?
Resposta: Ele
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
ordenou aleatoriamente os desenhos não conseguindo sequencia lógica temporal.
Ex: Foi dada a ele a gravuras misturadas, desordenadas que ilustravam:
Uma semente,
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
depois ela brotando, pequena planta e uma árvore adulta.
Resultado:
Ela as colocou em ordem cronológica esperada rapidamente.
Ela as colocou em ordem cronológica esperada rapidamente.
Pergunta:
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que esta é a ordem certa dos
acontecimentos”.
Porque você ordenou assim? Ele respondeu: “Por que esta é a ordem certa dos
acontecimentos”.
Conclusão:
Segundo Piaget em seu livro: “Seis Estudos De
Psicologia” :
Psicologia” :
[...] Em suma, as primeiras estruturas
concretas repousam todas sobre as operações de classe e de relações (mas sem
esgotar a lógica das classes, nem as das relações) e as organizam segundo leis
de fácil definição. Estas estruturas, cuja a sequência psicológica mais direta
é a constituição das noções de conservação, são as que nós chamamos
de “agrupamentos elementares”, por oposição aos grupos lógicos e às
redes do nível superior. Sua função essencial consiste em
organizar, um após o outro os diversos domínios da experiência, mas sem que
haja ainda diferenciação completa entre conteúdo e forma. [...]
concretas repousam todas sobre as operações de classe e de relações (mas sem
esgotar a lógica das classes, nem as das relações) e as organizam segundo leis
de fácil definição. Estas estruturas, cuja a sequência psicológica mais direta
é a constituição das noções de conservação, são as que nós chamamos
de “agrupamentos elementares”, por oposição aos grupos lógicos e às
redes do nível superior. Sua função essencial consiste em
organizar, um após o outro os diversos domínios da experiência, mas sem que
haja ainda diferenciação completa entre conteúdo e forma. [...]
As crianças com mais idade, conseguiram colocar as
figuras em ordem cronológica.
figuras em ordem cronológica.
Observamos que as crianças menores ainda não possuíam maturação suficiente
para perceber esta ordenação, pois tudo é muito concreto nestes estágios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário